ANO LETIVO 2012
PÚBLICO-ALVO5ª série do Fundamental ao 3° ano Ensino Médio
OBJETIVOS
- Atingir e/ou aperfeiçoar o letramento dos alunos;
- fazer com que o aluno faça do seu diário uma companhia para desabafar, extravasar, um lugar seguro para colocar seus pensamentos, seus mais íntimos desejos;
- desenvolver a criatividade na produção oral ou escrita de textos dos mais diversos gêneros como: descrição, narração, dissertação, poemas e outros, afinal, no diário se tem liberdade para registrar suas impressões do cotidiano da maneira que quiser;
- despertar a vontade de escrever sobre sua vida, seus objetivos, seus interesses, suas expectativas, para que, no futuro, ao ler seus textos, lembre-se de tudo que sonhou e se lutou por seus sonhos o quanto conquistou;
- identificar a ordem sequencial dos fatos;
- conhecer e valorizar a história de cada aluno tornando-o parte essencial para as transformações, melhorias e desenvolvimento do ambiente em que atua, seja na família, na escola, na sociedade;
- fazer com que esse aluno entenda a história como mecanismo para entender o presente e construir um futuro de sucesso;
- fornecer elementos para que o aluno reconheça sua importância na história do Therezinha Sartori;
- compartilhar nesse espaço, retalhos da vida dos alunos de outros anos para comentar e inspirar-se a fazer um diário pessoal.
CONTEÚDOS
Produção textual escrita de diversos gêneros:
- narração;
- dissertação;
- música;
- poema;
- sinopse;
- descrição;
- resenha;
- biografia;
- etc.
Construa sua cidadania com:
- desenvolvimento da leitura e da escrita;
- comprometimento;
- conscientização;
- transformação;
- integração;
- valores éticos;
- experiências de vida.
METODOLOGIA
Produção diária dos textos com a liberdade de registrar o seu cotidiano e expressar seus sentimentos, pensamentos e emoções como desejar, através de letra de música, poema, narração, etc.
A cada semana eles devem escolher uma página do diário que mais os agradou e que possa ser exposta para leitura de todos e reproduzir essa página para a professora em papel vergê ou canson, decorá-lo com criatividade (com fotos, ingressos, adesivos, lembranças, etc.) para que seja colocado num protfólio de apresentação do projeto.
O diário também será verificado pelo professor com direito de não ser lido, se assim o desejar, nas páginas que o aluno indicar.
Os textos devem ser ilustrados com fotos do aluno, da família, do bicho de estimação, da casa, da escola, dos amigos, da infância, etc.
NOTA DA PROFESSORA
O projeto foi pensado em meio à febre de livros e filmes sobre diários que atraem a atenção dos adolescentes (Diários do Vampiro, Diário da princesa, O diário de Bridget Jones e tantos outros.) Aproveitar esse paradigma para criar um hábito tão importante é essencial. Escrever todos os dias sobre sua vida, suas experiências, suas impressões, além de ser um hábito saudável, um desabafo, uma companhia, ainda desperta os jovens para o prazer de escrever; o registro permite que, no futuro, sejam relembradas as sensações passadas e ajuda a repensar atitudes e tornar as escolhas mais favoráveis a si próprio, afinal, nossos alunos são "Sementes do Amanhã".
Quando as nossas escolhas passam a ser fruto da observação das nossas histórias aprendemos com as próprias experiências e tomamos decisões mais acertadas que podem mudar o rumo da nossa vida.
"Semeie um ato e você colhe um hábito. Semeie um hábito e você colhe um caráter. Semeie um caráter e você colhe um destino."
Charles Reade
As impressões dos alunos sobre o passeio cultural ao Museu da Língua Portuguesa |
A turma reunida no parque em frente ao Museu |
Momentos inesquecíveis... |
Durante a visita no procurando palavras no totem |
Curiosidade saudável... |
Professores, Coordenadora, amigos |
A caminho do ensaio da orquestra sinfônica de São Paulo |
Professora e alunas em frente a Sala São Paulo |
Antes da apresentação |
Acústica da Sala São Paulo, maravilhosa MOMENTOS COMO ESSES DEVEM SER REGISTRADOS PARA TODA A VIDA, ISSO É O PROJETO DIÁRIO |